floral não é remédio, mas sim um energético. O foco de atuação está na busca do equilíbrio emocional. Não sendo um remédio, as Essências Florais não são metabolizadas fisicamente. Não é necessário esperar que o organismo absorva o floral para depois sentir o efeito. Consequentemente, o efeito poderá ser imediato.
A terapia floral não tem um tempo de duração específico. Deve ser conduzida a longo prazo porque o efeito primeiro do floral se dá ao nível inconsciente e, aos poucos, é absorvido pelo consciente. É nesse momento que se sente o efeito do floral, embora já possa haver ocorrido mudanças de energia nos níveis mais profundos.
O efeito das Essências Florais é processado de dentro para fora. Perturbações detectadas no campo energético poderão se transformar em somatizações físicas e psíquicas que podem ser trabalhadas antes de se manifestarem conscientemente.
Em princípio, não há reações físicas causadas pelo uso dos florais. No entanto, eventuais reações poderão ocorrer, principalmente na liberação dos sentimentos mais fortes e na busca do equilíbrio inicial em que é necessário eliminar o que incomoda.
O floral não age sozinho. É necessário o empenho de cada um de nós para que o efeito possa ser sentido em sua plenitude. A atitude de confiança e de participação ativa nas mudanças que estão ocorrendo é fundamental para o sucesso do tratamento.
Ao longo do tempo as mudanças internas, a busca do conhecimento através da ligação com seu Eu Interior vão se tornando mais claras e perceptíveis. Haverá períodos dentro do tratamento em que será necessário catalisar a energia para se atingir determinado objetivo. No entanto, em outras situações são utilizados florais de sustentação para manutenção do equilíbrio. É por isso que não existe um tempo pré-determinado para o tratamento.
A busca do equilíbrio através da Terapia Floral vem como a luz suave que nos aquece, conforta e ilumina o caminho do nosso destino para que não se tenham dúvidas em lutar para alcança-lo.